13/06/2023

DEFESA DE DIREITOS

Sintep/Serra participa de Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho

Plenária contou com ampla participação dos sindicatos

Ademar Sgarbossa, diretor de administração e assuntos intersindicais do Sintep/Serra-RS vai integrar a Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Região Serra.

A plenária que reorganizou a Comissão foi realizada na tarde de 12 de junho, no auditório do Sindicomerciários Caxias com ampla participação dos sindicatos de trabalhadores de Caxias do Sul e alguns sindicatos da região.

A Comissão Consultiva tem a tarefa de sugerir políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho local, além de melhorias nas condições de trabalho.

O superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, Claudir Néspolo, fez um resgate dos ataques sistemáticos sofridos pelas entidades sindicais e pela Justiça do Trabalho nos governos de Temer e Bolsonaro, com reflexo na perda de direitos dos trabalhadores. Como exemplos marcantes desse cenário, destacou a Reforma Trabalhista (2017) e a reforma da Previdência (2019).

Claudir falou sobre esta nova fase de reconstrução do MTE e reafirmou compromisso com a retomada da liberdade e autonomia sindical como elementos fundamentais na reconstrução da democracia e do país.

Sobre a pauta do Ministério, o superintendente informou que são prioridades a regulamentação do trabalho em aplicativos, a revisão das Normas Regulamentadoras (NRs), e a reorganização da estrutura do MTE. “Precisamos de uma mesa de entendimento dos movimentos, entidades, pautando as ações do governo eleito democraticamente, por isso a Comissão Consultiva”, concluiu.

O gerente regional do MTE, Vanius Corte destacou a data de 12 de junho como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e referiu a importância do trabalho do MTE nesse combate e em tantas outras situações, como a precarização do trabalho, trabalho análogo à escravidão e trabalho por aplicativo em condições degradantes.

Integrantes eleitos para a Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho região da serra:

• Vanius Corte – Gerente Regional do MTE
• Ademar Sgarbossa – Sintep/Serra-RS