10/04/2021

VACINAÇÃO

Sintep/Serra assina carta aberta pedindo vacinação dos trabalhadores em educação

A “Carta Aberta pela Vacinação dos Trabalhadores em Educação” foi entregue ao governo do Estado

O Sintep/Serra assinou a “Carta Aberta pela Vacinação dos Trabalhadores em Educação”, em conjunto com outras entidades representativas da área. Endereçada ao governador Eduardo Leite, o documento solicita que todos os trabalhadores, professores e funcionários que tenham contato direto com a comunidade escolar possam ter prioridade no plano de imunização contra a Covid-19. A carta foi entregue ao gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup, por representantes dos sindicatos. Leia a íntegra da carta:

Excelentíssimo Governador,

Os Sindicatos signatários, representantes das categorias profissionais de professores, técnicos e administrativos das instituições de ensino do Rio Grande do Sul, tanto das redes públicas quanto privada, bem como suas entidades superiores, vem solicitar a priorização na vacinação de suas categorias contra o COVID-19, visto que a educação é vista como prioritária e a iminência e necessidade da volta às aulas poderá colocar em risco à saúde de professores, funcionários, alunos e comunidade escolar.

Reafirmamos a Vossa Senhoria, que somos a favor da volta às salas de aulas quando o Estado sair da bandeira preta, pois essa é razão da nossa vida e da profissão que escolhemos para servir a sociedade e porque dele depende a nossa existência. Mas sem a vida, de nada adiantará a nossa abnegação. As condições sanitárias e de protocolos deverão ser atendidas na sua integralidade, como, por exemplo, testagens e busca ativa. Mas a vacinação é essencial para o exercício da atividade com segurança sanitária. Nesse sentido, solicitamos que se façam todos os esforços para que se priorize a inclusão desses profissionais no Programa de Imunização Nacional contra o Coronavírus do Ministério da Saúde.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI disponíveis para pacientes com a doença ultrapassam aos 100% desde o início de março. Há ainda espera por vagas para os leitos de hospitais e nas UPAs. Em nosso país os dados levantam uma preocupação ainda maior. O Brasil já alcançou a triste marca de mais de 330 mil mortes confirmadas. Nesse sentido, de acordo com a decisão de Vossa Senhoria de considerar a educação como essencial e pleitear a volta das aulas presenciais de imediato, também se faz necessário que os profissionais da Educação sejam colocados no grupo de risco para vacinação imediata, tendo em vista os riscos que a categoria corre neste momento de crescimento da pandemia de COVID-19. A vida é uma só. Vacinação já para os trabalhadores em educação! É o que solicitamos a Vossa Senhoria, para que vidas sejam preservadas.

CPERS – Sindicato

Sinpro/RS