13/03/2020

CAMPANHA SALARIAL 2020

Reunião de negociação abre Campanha Salarial

O Sintep/Serra participou esta semana da primeira reunião com o sindicato patronal (Sinepe/RS) com o objetivo de renovar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) para 2020/2021. O encontro foi realizado em Porto Alegre, na terça-feira, 10 de março.

Os técnicos e administrativos apresentaram a pauta de reivindicações que foi aprovada nas assembleias gerais dos sindicatos. O eixo da pauta é a questão econômica, buscando aumento do piso salarial para R$ 1.442,00 e reajuste de 5% tanto para a educação básica como superior. Foram descritas propostas de melhorias em algumas cláusulas e outras trazem novidades, como vale-alimentação e estabilidade no retorno do auxílio-doença. Destaque para o aprimoramento acadêmico reivindicado para a educação superior: 5% especialização, 10% mestrado e 15% doutorado.

Em defesa da qualidade da educação e dos direitos dos trabalhadores, os sindicatos solicitaram garantias de que não haverá terceirização ou contratos intermitentes.

O Sintep/Serra defendeu que a negociação deste ano seja ágil, com encerramento ainda no mês de março e que as cláusulas (com exceção das econômicas) tenham validade para dois anos.

A  data-base da categoria é o mês de março. Enquanto a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) regula as relações de trabalho em geral no Brasil, a CCT regulamenta as regras específicas do trabalho no ensino privado do Rio Grande do Sul.

A negociação é conjunta, reunindo os cinco sindicatos de técnicos e administrativos e os três sindicatos de professores existentes no estado.

A próxima rodada de negociações será no dia 17 de março, terça-feira. Na ocasião, os representantes do sindicato patronal pretendem expor a sua análise das pautas.

Fotos: D3 Comunicação