05/06/2017

Manifestação

Pesquisa CUT-RS/Ipesa comprova que maioria dos gaúchos quer diretas já e é contra reformas de Temer e privatizações

Pesquisa foi encomendada pela CUT-RS e realizada pelo Instituto de Pesquisa Social e Acessibilidade (Ipesa)

A maioria dos gaúchos quer eleições diretas já e se manifesta contra as reformas da Previdência e trabalhista e a venda de empresas públicas, conforme pesquisa encomendada pela CUT-RS e realizada pelo Instituto de Pesquisa Social e Acessibilidade (Ipesa). O objetivo da consulta foi ouvir a população sobre a crise política do país e os principais projetos apresentados pelo governo ilegítimo Michel Temer e pelo governador José Ivo Sartori, ambos do PMDB.

Segundo o professor Ottmar Teske, do Ipesa, o levantamento foi feito de 23 a 27 de maio em 63 municípios das sete mesoregiões do Rio Grande do Sul, tendo sido entrevistados 1.503 eleitores (54,9% mulheres e 45,1% homens). A amostra levou em contra empregados e desempregados de diferentes idades, faixas etárias, escolaridade e renda familiar.

Teske explica que ”a pesquisa tem como base um cálculo mínimo de amostra, uma confiança de 95% e os erros máximos de estimação de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos”.

Confira a pesquisa na íntegra

82,6% querem diretas já
71,3% são favoráveis ao “Fora Temer”
72,4% são contra a reforma da Previdência de Temer
62,4% são contra a reforma trabalhista de Temer
67,6% são contra a venda de empresas públicas

Nova greve geral

O presidente da CUT-RS avalia que esses dados comprovam que as centrais sindicais estão em sintonia com a população ao anunciar a realização de uma nova greve geral, cuja data entre os dias 26 e 30 de junho será definida em reunião na próxima segunda-feira (5), em São Paulo.

“Vamos fazer uma nova greve geral, maior ainda do que a de 28 de abril, e concluir a marcha histórica em 24 de maio em Brasília para barrar as reformas da Previdência e trabalhista, e exigir Fora Temer e diretas já para que o povo escolha democraticamente um novo presidente e possamos virar a página do golpe”, conclui Claudir.

Fonte: CUT-RS