29/04/2024

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Participe do Ato em comemoração ao Dia do Trabalhador

O Sintep/Serra-RS convida a categoria para comparecer nos Pavilhões da Festa da Uva na tarde do dia 1º de Maio

O ato foi CANCELADO em razão da situação climática.

Neste 1° de maio, o Sintep/Serra convida a categoria para o “Ato Show” que será realizado em homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir das 13h30, nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva. A entrada é franca e o dia é de passe livre (transporte público gratuito).

Entre as atrações estão sorteios de brindes e brinquedos, atividades para a família e apresentações musicais. Os artistas confirmados para a edição deste ano são:

- Banda Rosas

- Tchê Garotos

- San Marino

- Cleiton Borges

- Banda GDO e

- Andri e Hector.

A atividade é uma promoção da Rádio Viva, com apoio do movimento sindical, CUT e CTB. Participe com a família e aproveite este dia de comemoração e luta!

A origem do Dia do Trabalhador

Em plena expansão da Revolução Industrial, no século 19, trabalhadores dos Estados Unidos, submetidos a jornadas excessivas e péssimas condições de trabalho, uniram-se para lutar pelos seus direitos e criaram os sindicatos. No dia 1° de maio de 1886, os operários promoveram uma greve geral, paralisando mais de cinco mil fábricas e reunindo cerca de 340 mil operários.

Houve conflito e repressão. Três dias após o início das manifestações, 38 operários estavam mortos e 115 ficaram feridos. Sindicatos foram fechados e mais de 300 líderes grevistas foram presos. Desde então, a data tornou-se um marco na luta por direitos da classe trabalhadora, dando origem ao Dia Internacional do Trabalhador.

Com informações da CUT