10/09/2020

ACORDO

Funcionários da UCS aprovam acordos com a instituição

Em assembleia virtual, foi possível resolver as dúvidas e votar nas propostas

Os funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) definiram, na assembleia realizada no dia 31 de agosto à tarde, pela aprovação dos acordos propostos pela instituição e negociados com o Sintep/Serra-RS.

A assembleia aconteceu em modo virtual (em razão da pandemia do coronavírus) e obteve uma participação de 263 pessoas.

Ademar Sgarbossa, da Diretoria de Administração e Assuntos Intersindicais do Sindicato, abriu a reunião relatando o longo processo de negociações: “Desde meados de março estamos em constante discussão com a UCS para garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores, sem inviabilizar a sustentabilidade da instituição. Obtivemos a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020, que tinha validade até 30 de junho de 2020 e conseguimos chegar às propostas que serão apresentadas neste encontro.”

O Diretor de Finanças do sindicato, Omar Fim, leu a íntegra do acordo que prevê a redução de carga horária e de salário no percentual de 25% durante os meses de setembro e outubro, com a contrapartida da garantia de emprego até 31 de dezembro de 2020 e a manutenção da integralidade dos direitos, tais como, valor do vale-alimentação, percentual do desconto das mensalidades escolares, valor do reembolso creche e do plano de saúde.

As dúvidas dos participantes foram esclarecidas pelos coordenadores, com a presença também da assessora jurídica do sindicato, advogada Sílvia Adriane Malicheski. Os colegas questionaram sobre como o acordo afeta os casos de estabilidades, trabalhadores aposentados, PCDs, grupos de risco e em home office.

Na segunda parte da assembleia, foi a vez de avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 específico da FUCS com os trabalhadores. O acordo prevê
 vigência até 31 de julho de 2021 e entre suas cláusulas se destaca o valor do vale-alimentação, que passa de R$ 17,40 para R$ 20,00, a partir de 15 de setembro de 2020. Mais uma vez foi feita a leitura da íntegra do documento e foram respondidas as dúvidas pelos integrantes da diretoria sindical.

Em seguida, Omar fez um relato sobre a negociação em andamento com o SINDIMAN (Coletivo patronal que agrega o COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), na qual está sendo discutido o pagamento do INPC/IBGE (acumulado de março/2019 a fevereiro/2020), a estabilidade do aposentando, entre outros.

Os participantes receberam um link para a cédula de votação e puderam exercer o direito de voto a partir das discussões da assembleia. Votaram 162 pessoas, definindo os seguintes resultados:

A diretoria avaliou que a atividade foi positiva, pois cumpriu o objetivo de ampla participação, informação de todos e avaliação de acordo com o contexto.