07/02/2018

Ato

Feteesul: Trabalhadores e Centrais Sindicais realizam ato em Porto Alegre

Trabalhadores manifestaram contra a Reforma da Previdência

Ontem (06/02), antes mesmo de o sol raiar, trabalhadoras e trabalhadores estavam em luta, em Porto Alegre, mandando um recado aos deputados federais: “se votar a favor, não volta”. A manifestação contra a dita reforma da Previdência proposta pelo governo Temer pegou deputados e assessores que embarcavam para Brasília no Aeroporto Salgado Filho. Organizada pela CUT-ES e CTB-RS, teve início na madrugada, às 4h30, com concentração em frente ao Monumento do Laçador.

De lá, às 5h, os manifestantes saíram em caminhada até o maior terminal do Aeroporto, onde percorreram o saguão de embarque com faixas, cartazes e bandeiras, entoando palavras de ordem como “Chega de enganação, reforma não”, “Se botar pra votar, o Brasil vai parar” e “Fora Temer”. A atividade abriu a agenda da Jornada Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência no Rio Grande do Sul.

Já no portão de embarque, as centrais realizaram um ato com manifestações de diversas lideranças sindicais. O protesto chamou a atenção de funcionários de empresas aéreas, passageiros, deputados e assessores que embarcavam para Brasília. O objetivo foi expressar a posição contrária da classe trabalhadora contra a reforma da Previdência e pressionar os deputados federais para que votem contra essa proposta nefasta do governo, caso venha a ser colocada em votação pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

FeteeSul presente nas lutas contra a reforma da Previdência

Cumprindo seu papel de luta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras e dos sindicatos dos Professores, Trabalhadores Técnicos e Administrativos e Auxiliares Empregados em Estabelecimentos de Ensino Privado do RS e SC, a FeteeSul está presente na luta contra a dita reforma da Previdência, ao lado da CUT e outras centrais, que vêm se reunindo para preparar as ações (nas fotos, reunião da CUT discutindo as ações contra a reforma da Previdência).

Além da presença nas ruas, a federação está promovendo junto aos seus sindicatos as diferentes formas de mobilização, como campanhas de mídia, ações junto à categoria e nas bases de deputados federais e a preparação para o dia nacional de luta contra a Reforma da Previdência, marcado para 19 de fevereiro.

Para o coordenador-geral da FeteeSul, Celso Woyciechowski, “esse momento é a retomada das ações da previdência, contra essa proposta que o governo Temer chama de reforma. Ela retira direitos dos trabalhadores urbanos e rurais e, diferentemente do que vem sendo publicizado pelo governo, não acaba com privilégios, apenas acaba com a aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras”.

Tendo a grande maioria da população contrária à reforma, o governo Temer vem usando os meios de comunicação para tentar convencer de que acabar com o direito de se aposentar é bom para o povo e para o Brasil, repetindo a mentira do déficit e outros argumentos que não se sustentam. Nas últimas semanas, somente para veicular as propagandas nas TVs brasileiras, foram gastos cerca de R$ 20 milhões.

Por sua vez, o relatório da CPI no Senado, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), não deixa margem para dúvidas: “a Previdência é superavitária”. Woyciechowski é enfático ao lembrar que a classe trabalhadora não vai permitir tamanho retrocesso: “se botar para votar, o Brasil vai parar”!

Fonte: contee.org.br