10/09/2020

CONVENÇÕES COLETIVAS

Convenções Coletivas de Trabalho 2020/2021 mantêm o patrimônio de conquistas dos trabalhadores da categoria

Apesar do impacto da pandemia, o Sintep/Serra conseguiu finalizar o processo de negociação e aprovação das CCTs

O Sintep/Serra disponibiliza as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) da educação básica e da educação superior para 2020/2021. Os instrumentos, junto com a CLT, regram o salário e as condições de trabalho dos técnicos e administrativos do ensino privado das cidades pertencentes à base territorial de abrangência do sindicato. A campanha salarial é sempre difícil e trabalhosa, mas neste ano teve que enfrentar um desafio a mais, o impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19).

As convenções são resultado das negociações do Sintep/Serra com o sindicato patronal (Sinepe/RS), que representa as Instituições de Ensino privado. A pandemia interrompeu as negociações presenciais, que ocorriam em Porto Alegre, bem no seu início (a data base da categoria é março). A partir daí, a preocupação primeira passou a ser a vida dos trabalhadores e uma pauta foi definida e entregue para o patronal neste sentido. Em seguida, foi pleiteada com sucesso a prorrogação das CCTs vigentes. A partir daí, o sindicato se dedicou a acompanhar e fiscalizar as suspensões de contratos e reduções de carga horária possibilitados pela MP 936, de 1º de abril de 2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A atuação do Sintep/Serra foi muito importante para garantir os direitos trabalhistas e esclarecer os técnicos e administrativos. Assim, em junho foi possível a retomada das negociações, em um cenário muito difícil.

“Enquanto muitas categorias não conseguiram sequer concluir as negociações, garantimos a manutenção do nosso patrimônio de direitos e a reposição integral da inflação, ainda dentro da data-base de 2020”, explica Ademar Sgarbossa, Diretor de Administração do Sindicato.

A íntegra das Convenções Coletivas de Trabalho, da Educação Superior e da Educação Básica pode ser acessada AQUI.