10/06/2019

AUMENTO DA UNIMED

COMUNICADO SOBRE O AUMENTO DA UNIMED, NEGOCIADO E ACORDADO ENTRE A UCS E UNIMED

Reafirmamos o compromisso com a defesa incondicional dos direitos de todos os funcionários

Historicamente o Sintep/Serra-RS luta para que os trabalhadores tenham boas condições de saúde e um atendimento digno, tanto na esfera pública (através do SUS) quanto na esfera privada (através dos planos de saúde).

Durante os anos 90, durante as negociações coletivas, o Sindicato conseguiu incluir na Convenção Coletiva de Trabalho, a obrigatoriedade das instituições de ensino a disponibilizarem um plano de saúde aos seus empregados, com atendimento em consultas e exames ambulatoriais, com a participação de 50% do empregado e até 50% da empresa.

Visando o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, a FUCS contratou planos de saúde com diversas operadoras e decidiu participar com o percentual de 50% do plano escolhido pelo empregado, não só nos atendimentos básicos, mas também nas internações hospitalares.

Ocorre que, a partir de maio de 2019, os funcionários que contrataram com a UNIMED NORDESTE, foram surpreendidos com um aumento de 32,04% (negociado e acordado entre a UCS e UNIMED), seguido de comunicação da FUCS de que não mais arcaria com a sua parte do aumento, fato que, em muitos casos, resultou num aumento de 64,08% do valor pago pelo titular.

Preocupado com a situação  e a forma como a decisão foi tomada, sem comunicação prévia aos funcionários, para que, minimamente, e em tempo hábil, pudessem se preparar para absorver o impacto do aumento ou migrar para outro plano que caiba no orçamento de cada um, o sindicato se reuniu com a Administração da UCS para buscar esclarecimentos e realizar as devidas cobranças.

Na reunião de ontem (dia 6 de maio), o Sindicato recebeu o compromisso da UCS de abrir as negociações para que sejam encontradas alternativas aos aumentos impostos pela UNIMED e como será a participação da UCS no plano. Negociação esta que deverá ocorrer nas próximas semanas, sendo que para isto, o Sindicato buscará unidade com as demais entidades.

Ao mesmo tempo em que afirmamos o nosso compromisso com o diálogo como melhor forma de solução dos conflitos, reafirmamos o compromisso com a defesa incondicional dos direitos de todos os funcionários e exigimos que a UCS assuma sua responsabilidade, tanto na manutenção do plano como no pagamento dos valores resultantes de sua participação.

A Direção Colegiada do Sintep/Serra-RS