06/05/2019

Campanha Salarial

Campanha Salarial: sindicato busca ampliação de direitos na finalização das negociações

As negociações com o sindicato patronal estão se encaminhando para a finalização.

As negociações com o sindicato patronal estão caminhando para a finalização. Na semana passada, no dia 30 de abril, foi realizada a sétima rodada, em Porto Alegre, apenas com a educação básica. Os temas ainda em discussão são o desconto da contribuição assistencial, plano de saúde e desconto nas mensalidades. A negociação continua nesta terça-feira, dia 7 de maio.

Já na educação superior, o encaminhamento está mais avançado. Ainda no dia 30 de abril, o sindicato patronal realizou sua assembleia com as instituições de ensino. O resultado, conforme o site do Sinepe-RS, foi a aprovação das cláusulas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, com reajuste salarial e do piso de 3,94% retroativo a março, assim como reajuste de 3,94% no reembolso creche. Esse índice representa a reposição da inflação, medida pelo INPC, que será aplicada nos salários retroagindo ao mês de março com pagamento junto ao salário referente a maio. Também ficou acordada uma mudança no multiplicador que calcula o desconto nas mensalidades dos cursos de graduação para os técnicos administrativos e seus dependentes, de acordo com a sua jornada de trabalho.

Ademar Sgarbossa, que representou o Sintep/Serra na câmara de educação superior, destaca o resultado significativo, com a manutenção dos direitos já conquistados e reajuste salarial que recompõe perdas. “Num cenário em que muitas categorias estão com dificuldades de negociar, o resultado obtido contempla as expectativas e evita perdas maiores, porém a assembleia dos técnicos vai analisar as propostas”, concluiu.