24/04/2019

Campanha Salarial

Campanha Salarial: faltam ajustes para o acordo

Os integrantes da direção do Sintep/Serra, Ademar Sgarbossa e Omar Fim, estiveram representando o sindicato na mesa de negociação com o sindicato patronal (Sinepe/RS) mais uma vez na última terça-feira (23/04).

A reunião realizada em Porto Alegre confirmou que, na educação básica, o índice de reajuste salarial de 3,94% está cada vez mais fortalecido, pois é a proposta que o Sinepe apresentou como final.
Porém, faltam alguns ajustes para o acordo, sendo que os direitos das Convenções Coletivas (CCTs) de 2018 estão praticamente todos assegurados.
Para a educação superior, o Sinepe ainda insiste em parcelar o índice da inflação de 3,94% em duas vezes, sendo 2% em março e 1,94% em maio. O patronal também está tensionando em relação à mudança de algumas cláusulas da CCT, tais como o desconto das mensalidades de quem estuda na instituição em que trabalha. Outro ponto que preocupa muito, e que pode ser fator impeditivo de acordo, é a manifestação do Sinepe no sentido de querer excluir das cláusulas o desconto da contribuição assistencial.
Na próxima terça-feira, 30 de abril, será realizada um reunião decisiva para o encaminhamento de acordo entre as partes.