27/05/2019

Campanha Salarial 2019

Assembleia aprova as Convenções Coletivas de Trabalho para 2019

Reajuste salarial e direitos já conquistados foram garantidos e houve avanço

Na assembleia realizada na manhã de sábado, dia 25 de maio, a categoria dos trabalhadores técnicos e administrativos do ensino privado de Caxias do Sul e região, representada pelo Sintep/Serra, avaliou e decidiu pela aprovação das propostas negociadas durante os últimos três meses com o sindicato patronal, Sinepe/RS. O encontro foi realizado no Auditório do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul.

A proposta aprovada garante o pagamento integral da inflação conforme percentual de 3,94%, retroativo a março, já na folha de pagamento do mês de maio. Todos os trabalhadores da categoria devem receber o reajuste, tanto da educação básica quanto da educação superior. Além disso, todos os direitos até hoje conquistados permanecem garantidos nas Convenções Coletivas para 2019.

As novas Convenções trazem ainda um avanço. Para trabalhadores da educação superior e seus dependentes, o percentual de desconto nas mensalidades escolares, a partir do segundo do semestre de 2019, poderá chegar a 90% (antes o máximo era 80%).

Segundo Ademar Sgarbossa, que representou o Sintep/Serra na câmara de educação superior, o resultado é positivo. “Considerando todos os problemas impostos pela conjuntura econômica e política em que o Brasil está mergulhado, o Sintep/Serra manteve a tranquilidade para realizar a negociação com os empregadores do ensino privado e buscou a força necessária para garantir a manutenção de todos os direitos, a reposição integral da inflação e a melhoria do desconto nas mensalidades de quem estuda. A categoria precisa comemorar a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho e se sindicalizar, contribuindo assim  para a sobrevivência e o fortalecimento do Sindicato”, concluiu.