20/08/2017

Diretoria do Sintep/Serra participa de curso de formação e gestão sindical

Formação ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo

Neste fim de semana, dias 18 e 19 de agosto, a diretoria do Sintep/Serra-RS participou do 1º Curso Nacional de Formação e Gestão Sindical, realizado pela Contee, em São Paulo. O evento contou com a participação de 32 sindicalistas, integrando 14 sindicatos, duas federações e a própria confederação, advindos de oito estados e do Distrito Federal.

O curso foi realizado em conjunto com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e abordou concepções sindicais, como a importância do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e da formação sindical, a gestão financeira para entidades sindicais e a origem e história do movimento sindical brasileiro.

- Esses cursos podem dar força significativa para a luta, para formar convicções nos trabalhadores sobre a necessidade de se organizar para defender e avançar nos seus direitos - considerou Augusto Petta, ex-presidente da Contee e professor do CES.

- Nossa luta pela formação, setor em que a direita e os liberais investem pesado. O movimento sindical não pode ficar alheio a isso. Precisamos aprender a lidar com a dinâmica do mundo do trabalho e enfrentar essa ofensiva pessada do capital. Este curso foi um primeiro e singelo passo. Vamos estruturar o processo de formação - ressaltou Gilson Reis, coordenador geral da Contee.

- Já estamos pensando na continuidade desta atividade. Vamos constituir, com as entidades filiadas, um Grupo de Trabalho de Formação, para preparar os próximos cursos - anunciou Guilhermina Luzia da Rocha, coordenadora do evento.

Assessoria de Imprensa do Sintep/Serra