15/06/2018

Campanha Salarial

Confira o resultado da negociação e participe da Assembleia Geral

Com a aprovação das propostas pelos trabalhadores do ensino privado (da educação básica e superior) para as convenções Coletivas de Trabalho 2018/2019 durante a Assembleia Geral realizada na noite do dia 30 de maio, todos terão reajuste salarial de 2,5%.
O índice é bem acima da inflação do período de março/2017 a fevereiro/2018 divulgada pelo IBGE que foi de 1,81%.

As propostas aprovadas são resultados da negociação coletiva de trabalho entre o Sintep/Serra-RS e o sindicato patronal (Sinepe/RS), na mais longa tratativa dos últimos 10 anos, marcada pelo primeiro ano da vigência da reforma trabalhista, que introduziu uma nova regra na legislação e no direito do trabalho: A prevalência da negociação sobre a Lei.

As propostas incluem o reajuste salarial de 2,5%, retroativo a março, a ser pago no salário de junho. Assim, aquelas instituições de ensino que realizaram antecipação nos meses de março, abril ou maio, na próxima folha de pagamento deverão realizar o pagamento de todas as diferenças resultantes da aplicação do índice.

Além de garantir o índice de reajuste, também foram mantidas as demais cláusulas das Convenções Coletivas, com destaque para a preservação da obrigatoriedade da assistência do Sintep/serra-RS aos trabalhadores nas rescisões contratuais.

As negociações com as IES (Instituições de Ensino Superior) Comunitárias (UCS e UNISINOS) serão avaliadas e votadas na Assembleia Geral que se realizará no dia 25 de junho (segunda-feira), às 13 horas e 30 minutos, no Auditório do Bloco E da UCS.