imprensa

notícias

Voltar

22/05/2017

Aposentadoria

Aposentômetro alerta sobre as perdas na previdência

Calculadora desenvolvida pelo Dieese revela quando o trabalhador terá direito a se aposentar com a proposta de Temer

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou, neste ano, o "aposentômetro", uma calculadora desenvolvida por técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para ajudar o contribuinte a descobrir com que idade poderão se aposentar, caso seja aprovada a Reforma da Previdência apresentada pelo governo Temer.

A proposta eleva a idade mínima da aposentadoria para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, além de igualar os trabalhadores do campo e da cidade. Aumenta, ainda, o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social de 15 para 25 anos.

Para usar a calculadora, basta acessar o site do "aposentômetro" e preencher os seguintes dados: sexo, data de nascimento e tempo de contribuição. A ferramenta revela quando o trabalhador terá direito à aposentadoria integral pelas atuais regras e pela Proposta de Emenda Constitucional 287. Também faz o cálculo da aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, sempre a indicar o que cada um tem a perder.

Para assessar a calculadora, clique aqui!


Fonte: CUT